sábado, 26 de setembro de 2009

Não foi desta vez

Recente iniciativa de movimento habitacional baseado nos princípios cooperativos, não obteve o êxito previsto na cidade de Caicó, no seridó nordestino do estado do Rio Grande do Norte.

Infelizmente e por algumas iniciativas anteriores que denegriram a imagem do cooperativismo, justamente pela falta de conhecimento dos princípios e legislação cooperativista por parte daqueles que foram convidados à participarem de Cooperativa Habitacional, foi o impedimento para a inserção do projeto de implantação de casas populares à baixo custo àquela população local.

Por total e amplo desconhecimento do cooperativismo, cidadãos temeram ingressar no regime (cooperativista), imaginando estarem envoltos numa ação maliciosa.



Ainda há esperança :  Segundo o que analisamos, uma nova investida somada aoconvite para um treinamento prévio, pode ser a saída para o restabelecimento do crédito ao Movimento Habitacional proposto. O déficit de moradias é uma vertente em boa parte das cidades do país, e todo o esforço deve ser envidado para este suprimento. Desistir não é de fato, o caminho para o sucesso.

Um comentário:

  1. Oi Clovis, Muito interessante às constatações que você chegou sobre o processo de conscientização e formação do que venha a ser uma cooperativa e a falta de confiança das pessoas para com as lideranças deste processo.

    Preocupante, mas é uma realidade...

    Tendo em vista a falta de informação e cursos ligados ao cooperativismo oferecidos por instituições com credibilidade e conhecimento sobre o tema, gostaria de indicar o Portal da Educação Cooperativista – www.cursoscooperativistas.com.br , sendo este mantido pela ONG EDUCOOP.

    Esperamos reverter este quadro que descreveu no blog.

    Saudações Cooperativistas!!!

    Adilson Faria

    ResponderExcluir

Deixe aqui as suas considerações a respeito do tema tratado e contribua com o avanço da idéia da "unicidade" entre os humanos.